O Sapo e o Boi (The Frog and the Ox)


- Oh, pai! - disse um pequeno Sapo ao seu pai, um grande Sapo que estava sentado à beira da lagoa. - Eu vi um monstro terrível! Ele era tão grande quanto uma montanha, com chifres em sua cabeça, um longo rabo e com cascos divididos em dois.

- Ora, ora, criança - disse o velho Sapo - aquele era apenas o Boi do fazendeiro. Ele não é assim tão grande; talvez seja um pouco mais alto que eu, mas eu poderia facilmente me tornar tão largo quanto ele; observe.

Então ele se encheu de ar, e soprou mais e mais.
- Ele era tão grande quanto isso? - perguntou o velho Sapo.

- Ah, muito maior do que isso. - disse o pequeno Sapo.

Então novamente o velho soprou e perguntou se o Boi era assim tão grande.

- Maior, pai, maior - foi a resposta do jovem Sapo.

Então o Sapo tomou fôlego, e soprou, soprou e soprou, e inchou, inchou e inchou. E então, ele disse:

- Estou certo de que o Boi não é tão grande assim.

Mas, nesse momento, ele explodiu.

A presunção pode levar à auto-destruição.


O Sapo e o Boi (The Frog and the Ox) - Esopo - A Tradução Livre


Comentários